Custos variáveis devem estar previstos no orçamento de todas as empresas. Mas isso não significa que eles não podem ser controlados ou reduzidos.

Custos fazem parte da vida de todo negócio. Mesmo com um controle rígido das finanças, esses valores acabam sofrendo muitas alterações ao longo dos meses.

Por isso, as empresas precisam estar preparadas para promover uma gestão ordenada, independentemente dessas mudanças orçamentárias.

Felizmente, o controle dos custos variáveis é possível através de boas práticas de administração financeira. Com os devidos cuidados, é possível controlar e até mesmo reduzir essas despesas.

Esse preparo pode ser visto como um grande mecanismo de proteção diante das diversas instabilidades que ameaçam nossa economia.

Confira o artigo abaixo para entender um pouco mais sobre este assunto!

O que são custos variáveis?

Os custos variáveis são valores que correspondem às despesas que se alteram conforme o volume de produção ou vendas de uma empresa. Ou seja, esses gastos estão diretamente relacionados à quantidade de produtos fabricados ou serviços prestados.

Para funcionar plenamente, uma empresa necessita de uma série de custos operacionais que vão garantir o funcionamento de todas as cadeias e processos produtivos dentro de sua estrutura de trabalho.

Esses custos geralmente estão associados a matérias-primas, mão de obra direta e outros insumos que variam proporcionalmente à produção. 

Em outras palavras, à medida que a produção aumenta, os custos variáveis também aumentam e vice-versa.

Um exemplo de custo variável é o custo da matéria-prima. Por exemplo, se uma fábrica de roupas produzir mais peças, ela precisará de mais tecido para a fabricação, o que resultará em um aumento nos custos variáveis. 

Da mesma forma, se a fábrica reduzir a produção, o custo total de produção para o componente uso da matéria-prima consequentemente diminuirá. Por isso, para ter um mínimo controle dessas variáveis, é preciso ter uma visão de mercado bem apurada.

O controle de custos variáveis são importantes para a gestão financeira de uma empresa, pois influenciam diretamente na determinação do ponto de equilíbrio, ou seja, o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos (fixos e variáveis) e gerar lucro. 

No final das contas é essa a principal componente dessa equação que pode determinar o lucro ou prejuízo das operações de uma empresa/organização no mês, trimestre ou outro período do ano fiscal onde haja essa oscilação.

Além disso, essas variáveis também podem ser utilizadas para a análise de margem de contribuição, que auxilia na tomada de decisões sobre preços, mix de produtos, entre outros aspectos relacionados à rentabilidade de um negócio.

É possível reduzir os custos variáveis de uma empresa?

Sim, é possível reduzir custos variáveis em uma empresa. Apesar de trabalhar com variáveis, como o próprio nome indica, essa conta pode ser diluída através de boas práticas administrativas.

Afinal existem diversas abordagens que podem ser adotadas para alcançar essa redução dessas despesas.

Para o sucesso desse processo é preciso bastante planejamento prévio e acima de tudo, expertise e conhecimento de mercado.

Apesar de ser uma atividade complexa, o controle de custos variáveis pode ser um importante mecanismo de proteção para empresas de todos os tamanhos. Ainda mais quando pensamos em momentos de crise e instabilidades no mercado.

Como reduzir os custos variáveis de uma empresa?

Saber como reduzir essas despesas pode significar uma grande vantagem de mercado para empresas de todos os tamanhos.

Reduzir os custos variáveis de um negócio pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a rentabilidade e a competitividade a longo e médio prazo. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

1. Negociar preços com fornecedores

Primeiramente, é importante buscar negociações com os fornecedores para obter melhores preços e condições de pagamento. 

Algumas sugestões para esse processo passam pela busca por novos parceiros, a consolidação de compras ou a negociação de contratos de longo prazo.

Esse último item é o mais importante. Mudar de fornecedor pode demandar um longo tempo de adaptação, sem falar nos custos.

Por isso é recomendável achar parceiros de confiança que possam ajudar no desenvolvimento de um relacionamento longo e vantajoso para ambos os lados.

2. Controlar o estoque

Outro passo importante está no gerenciamento de recursos e materiais. Administrar um estoque de forma eficiente pode evitar excessos ou falta de matéria-prima. 

Isso pode ajudar a reduzir custos de armazenamento, obsolescência e deterioração. Sem falar que esse conhecimento interno pode ajudar numa utilização mais consciente e cuidadosa desses bens materiais.

3. Melhorar a eficiência da produção

Também é válido analisar os processos de produção e identificar oportunidades de melhorias. 

O objetivo dessa etapa é reduzir o tempo de produção, minimizar retrabalhos e desperdícios, além de otimizar a utilização dos recursos disponíveis.

Claro que esse processo demanda bastante tempo de observação e conhecimento interno da empresa. Por isso, é sempre importante levar em consideração as ideias e opiniões de funcionários e colaboradores da empresa.

4. Automatizar tarefas

Nesse processo, a tecnologia pode ser uma importante ferramenta para dar mais estabilidade e previsibilidade para estes custos variáveis.

Considerar a automação de certas tarefas para aumentar a eficiência e reduzir a dependência de mão de obra. 

Essa postura pode envolver a implementação de tecnologias, como máquinas automatizadas ou softwares de automação de processos.

Com a tecnologia assumindo trabalhos mais mecânicos, sobra mais tempo para que os profissionais da empresa se dediquem a pensamentos inovadores e soluções criativas para os problemas da empresa.

5. Treinar e capacitar a equipe

Além disso, é fundamental investir na capacitação da equipe para que eles possam realizar suas tarefas de forma mais eficiente e produtiva. Treinamentos específicos para o uso de tecnologias e melhores práticas de trabalho são um início para esta etapa.

Vale sempre ressaltar que os recursos humanos são os bens mais valiosos de uma empresa. Garantir que esses profissionais tenham as ferramentas necessárias para o crescimento profissional é algo fundamental para o desenvolvimento de um negócio.

6. Monitorar e analisar os dados

Os dados são os novos protagonistas do mercado. Essas valiosas informações digitais podem trazer informações precisas que ajudam na previsão precisa desses custos variáveis.

Nesse contexto, implementar sistemas de controle e monitoramento para acompanhar de perto esse cenário pode ser uma excelente alternativa.

Analisar regularmente os dados significa poder identificar áreas onde os custos podem ser reduzidos ou otimizados. Esse conhecimento pode favorecer a realização de ajustes e a implementação de uma cultura de melhoria contínua.

7. Reavaliar a precificação

Analisar os preços de venda e verificar se estão alinhados com os custos variáveis também é uma ideia válida. Se necessário, fazer ajustes para garantir margens adequadas e evitar preços abaixo do custo pode ser uma solução acessível.

É importante lembrar que a redução de custos variáveis deve ser feita de forma estratégica, buscando o equilíbrio entre a economia e a qualidade do produto ou serviço oferecido. 

Além disso, é fundamental considerar o impacto nas operações e nos processos internos da empresa.

Se você chegou até aqui, vamos dar uma dica extra!

8. Consultoria de planejamento financeira

Por fim, contratar uma consultoria especializada que conheça profundamente as variáveis da composição de planejamento orçamentário e otimização financeira dos resultados, pode ser uma estratégia eficaz para identificar oportunidades de redução de custos variáveis. 

Profissionais experientes podem analisar em detalhes a estrutura de gastos da empresa, identificar áreas de desperdício ou ineficiência e propor soluções específicas para reduzir os custos variáveis. 

Uma equipe com expertise em planejamento orçamentário e gestão financeira pode trazer uma perspectiva externa e conhecimento especializado para ajudar a implementar estratégias de redução de custos de forma eficiente e eficaz.

Caso você esteja interessado neste tipo de serviço, fica aqui nosso convite para que você conheça um pouco mais sobre nosso trabalho!

Conheça a OptimusPlus!

Quer implementar todas essas melhorias em seu negócio, com um planejamento personalizado e tendo o menor custo possível? Então você precisa conhecer a OptimusPlus.

A OptimusPlus é a sua especialista em otimização de resultados (financeiros e de produtividade/eficiência). 

Essa missão está presente nos itens de seu portfólio de serviços:

  • redução de custos – strategic sourcing em diversas categorias de T.I., telecom e demais aquisições de serviços e materiais indiretos (exceto transportes);
  • cloud sourcing – uma alternativa de contratação que possibilita alta flexibilidade na implantação de projetos de strategic sourcing (ou optar por contratar apenas módulos específicos de nosso processo), ideal para gestão de categorias do long tail;
  • otimização de processos – BPMM, desenhos “as is” e “to be’”, maturidade de processos, definições de habilitadores do novo modelo, planejamento de execução e implantação, definição dos indicadores para monitoramento de melhoria contínua;
  • planejamento financeiro – processo e solução sistêmica (cloud) de FP&A (planejamento financeiro e análises), complementar a todos os ERPs de mercado e com várias funcionalidades. Solução bastante flexível e robusta.

Em mais de 18 anos, já auxiliamos quase 200 empresas a encontrarem valores menores do que o inicialmente planejados para seus investimentos e/ou despesas indiretas, resultando em mais de R$160 milhões economizados.

Nossa proposta de valor foca na obtenção de resultados para o negócio, aliando processos otimizados/metodologia a soluções tecnológicas específicas. 

Somos o parceiro ideal para apoiá-lo na construção de um negócio saudável, próspero e  que se perpetue, e que naturalmente adquira maior relevância em seu mercado.

Nosso compromisso é gerar valor para o seu negócio e nossa especialidade é identificar oportunidades e materializá-las.

Descubra como ajudamos as empresas a se modernizarem e economizarem.