A gestão de processos é importante para que a dinâmica de organização seja entendida por todos os colaboradores. Mas quando é o momento certo de investir? Listamos três motivos para você contratar uma consultoria de processos.

Se você dita ou faz parte dos processos e execução de tarefas de uma empresa, sabe muito bem (ou irá aprender agora) a importância da gestão de processos em um negócio.

Através dela os colaboradores conseguem entender as dinâmicas de organização necessárias em um negócio.

A partir disso, é entendido o nível de impacto que toda e qualquer decisão e ação pode exercer ao ambiente organizacional. Mas, embora pareça, essa não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário. 

Criar essa visão nos diversos setores da empresa é uma tarefa que reflete diretamente nas estratégias e resultados que se deseja alcançar. Por isso, a melhor opção para desenvolver isso é através de uma consultoria de processos.

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Por que é importante contratar uma consultoria de processos?

Engana-se quem pensa que ter uma consultoria por trás dos processos é apenas para as grandes empresas, com um certo tempo de consolidação no mercado.

As melhorias que esse serviço propõe são importantes e essenciais para negócios de qualquer nível, desde o microempreendedor até as grandes instituições.

Quando você contrata uma consultoria de processos, você traz para a sua companhia a possibilidade da identificação de problemas nos departamentos. Saber quais são os problemas e dores de sua equipe, melhorar as rotinas diárias, entender seus resultados e enfim estruturar mudanças para os demais setores da empresa.

É importante lembrar que, quando se trata de produtos, serviços e processos, sempre há melhorias a se fazer.

E listamos algumas dessas melhorias que contratar uma consultoria de processos pode te trazer.

  • Otimização de tempo: elimine os erros e gargalos que são persistentes durante a execução de seus processos.
  • Melhoria da produtividade: tenha mais eficiência no seu rendimento, aumentando em níveis consideráveis a sua capacidade.
  • Desenvolva um padrão em suas tarefas: ao contratar uma consultoria de processos, é possível estabelecer padrões de execução e qualidade em seus processos, garantindo uma maior transparência e agilidade para eles.
  • Evite desperdícios: você consegue otimizar seus recursos, reduzindo drasticamente o desperdício e por consequência, reduz custos.
  • Um maior entendimento dos objetivos: contratar uma consultoria de processos faz com que a relação entre quem fala e quem ouve se torne ainda mais clara, alinhando estrategicamente os processos ao que a empresa busca. 

Os itens listados acima, de fato, podem revolucionar uma empresa, fazendo ela mudar sua cultura organizacional desde o início e refletindo na entrega final do produto ou serviço desejado. 

Mas se entender a importância de contratar uma consultoria de processos ainda não te fez voltar os seus olhos para o seu negócio, aqui vão três motivos para você contratar uma consultoria de processos.

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1. Seu negócio em contato direto com quem entende do mercado

Ao contratar uma consultoria de processos, seu negócio passa a ser cuidado por uma equipe de profissionais altamente qualificados. 

Esse time tem uma capacitação em níveis amplos da sua área de atuação.

Além disso, os(as) consultores(as) possuem um conhecimento e vivência sobre as dinâmicas que o mercado tem, fazendo que eles(as) lhe ofereçam as melhores ferramentas e alternativas, totalmente adequadas ao momento em que cada organização se encontra no mercado.

2. Ter seu negócio observado de uma maneira mais generalizada

Este é um fator extremamente importante. 

O olhar que os colaboradores e direção de uma empresa podem ter muitas vezes é bastante limitado. Isso se dá por conta de circunstâncias como a profunda imersão que essas pessoas têm ao universo da empresa, bem como os efeitos de sua rotina diária.

Tudo isso pode gerar uma certa “cegueira’’ e uma parcialidade em sua visão de negócio, fazendo que determinadas situações sejam difíceis de serem enxergadas e, obviamente, solucionadas.

Quando é contratada uma consultoria de processos, você passa a ter um olhar totalmente externo à sua organização. 

Essa visão imparcial, somada aos conhecimentos estratégicos que a equipe possui, faz que a identificação de problemas e o apontamento de soluções sejam muito mais rápidos e eficazes.

3. Uma maior eficiência na execução de processos e aumento da produtividade

Quando se tem uma consultoria por trás dos processos de uma empresa, a organização e sistematização de processos é muito mais fácil e intuitiva. Uma vez que, através de estratégias que ligam a expertise dos(as) consultores(as) às vivências que os colaboradores possuem diariamente.

Essa relação resulta em uma melhor divisão das tarefas, com uma gerência delas de forma agilizada, prática e bastante eficaz. 

Essa otimização de processos traz para a empresa um aumento da produtividade em geral, uma vez que essas práticas, quando são feitas corretamente, fazem os recursos destinados serem melhor aproveitados.

Também trazem a possibilidade do uso de sistemas de automação e recursos avançados de T.I., eliminando uma grande quantidade de atividades secundárias, que prendem muitas vezes o profissional e acabam atrapalhando o fluxo de uma maneira geral.

Esse uso de tecnologia também corta custos de contratação e manutenção de pessoas, que muitas vezes não estão 100% aptas para executar as funções solicitadas.

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Extra! Aumento da satisfação e motivação de toda a equipe

Além de todos os outros motivos listados acima, contratar uma consultoria de processos para o seu negócio resulta em um maior contentamento da sua equipe, pois em pouco tempo, as soluções aplicadas para enfrentar cada problema geram resultados expressivos.

Isso permite que o time desenvolva as suas competências e as vejam influenciando todo o processo de mudança. 

A partir disso, você encontra uma equipe muito mais motivada, que entende que sua função é muito bem valorizada e aproveitada, que sente que os seus esforços geram resultados significativos.

É importante lembrar que todos esses problemas, quando não são solucionados, geram altos custos financeiros para a empresa, que podem significar grandes dores de cabeça para colaboradores, direção e o staff como um todo.

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