Chegou a hora de economizar! Buscando aliviar o orçamento? Confira dicas para reduzir custos na área de compras do seu negócio.
Já faz tempo que o ato de adquirir os produtos necessários para uma determinada indústria funcionar não deve mais ser visto apenas como uma tarefa um tanto burocrática.
Os profissionais de suprimentos da atualidade precisam ser totalmente estratégicos, trabalhando com planejamento de compras para otimizar custos. E claro, garantir uma operação de qualidade no prazo dentro dos prazos estipulados para tal.
E para cumprir esses objetivos com total êxito, é essencial contar com uma programação prévia, que prevê não só a quantidade de mercadoria, como também a frequência e o seu preço. A monitoria de processos ao longo do ano para compreender sua assertividade, também.
Mas quando o assunto é reduzir custos, tudo isso se torna um pouco mais complicado e com uma necessidade de maior atenção aos detalhes.
Afinal, como é possível manter determinados parâmetros de qualidade diminuindo, de maneira considerável, os números gerais do orçamento para compras em uma empresa?
Economia na área de compras: qual a dificuldade?
Esticar os números do orçamento na área de compras enquanto se mantém os parâmetros de qualidade pode ser uma tarefa difícil. Isso requer uma avaliação de todas as áreas de compras, desde matérias-primas e produção até custos de mão de obra, para determinar onde a economia pode ser feita sem sacrificar a qualidade.
Também devem ser consideradas as áreas de compras não materiais que podem ter sido negligenciadas anteriormente, tais como serviços e custos de frete que poderiam poupar mais dinheiro para a empresa.
Determinar as melhores estratégias de compra com a maior eficiência de custos é essencial para atingir essas metas e, ao mesmo tempo, garantir que os níveis de qualidade sejam mantidos.
Embora possa parecer uma tarefa assustadora, existem maneiras significativas de manter os parâmetros de qualidade de compra enquanto se reduz o número de orçamentos de compra em uma empresa.
Tornar-se mais inteligente sobre a área de compras é a melhor maneira de abordar isto. Com pesquisa e análise cuidadosa das tendências de compras e seus efeitos sobre os custos, pode-se avaliar muitos aspectos envolvidos nas operações de compras.
Ao adquirir produtos de forma mais econômica, as empresas podem economizar dinheiro sem comprometer os padrões de qualidade que são necessários para a vantagem competitiva no mercado.
Sendo proativa e atenciosa ao gerenciar os custos de compras, qualquer empresa deve ser capaz de identificar economias a curto prazo enquanto ainda alcança as metas de longo prazo.
Quando um planejamento para a área de compras bem pensado é colocado em jogo, sua carteira e o meio ambiente lhe agradecem! Você não apenas economiza dinheiro, mas há menos desperdício de uma maneira geral, isso tudo te dará um maior ROI.
Além disso, com itens devidamente estocados, os funcionários não têm que perder tempo esperando por suprimentos, eles podem voltar ao trabalho.
Tendo tudo isso em mente, é possível ter economias significativas dentro da área de compras, confira agora seis dicas para otimizar de uma vez por todas essa área.
1. Tenha um planejamento de compras definido
A nossa primeira dica consiste em algo básico, mas totalmente crucial: conhecer a quantidade de mercadorias que serão necessárias e em qual frequência. Através disso, é possível garantir um giro de estoque condizente com a demanda do negócio.
Por isso, todos os setores devem passar essas informações, incluindo as possíveis previsões de aumento.
Se existe um propósito do faturamento crescer, quanto do produto a mais será exigido para atender a demanda? Esses tipos de dados não podem passar batidos, pois irão interferir diretamente no que estará sendo armazenado depois.
Dentro deste planejamento, também é interessante (e importante) analisar o histórico.
Confira quanto cada área da companhia utilizou no ano anterior para saber qual é o mínimo exigido em estoque. É importante fazer uma análise das movimentações e das vendas realizadas, contando também com a sazonalidade, algo que, sem dúvidas, faz toda a diferença.
2. Analise a periodicidade
Saber o tamanho do seu pedido é fundamental quando se trata de organizar uma parceria forte.
Quando grandes valores e quantidades estão na mesa, as empresas podem ser flexíveis com descontos e outros benefícios, mas com que frequência você deve comprar?
Se os pedidos semanais fizerem sentido para você, ótimo!
Entretanto, se as compras mensais ou trimestrais se encaixarem melhor em seu orçamento, provavelmente haverá espaço para negociação. Todos esses fatores são coisas que valem a pena explorar antes de assinar um acordo.
3. Conheça o budget disponível
Agora que você sabe o que, quando e quanto comprar, é hora de triturar estes números. Primeiro, determine seu limite orçamentário de acordo com o setor da área de compras correspondente para que você possa criar estratégias com os fornecedores relacionados a tarefa.
Ter total conhecimento destes dados ajudará a maximizar o retorno do investimento, assim como aumentar a produtividade em cada um dos seus segmentos de negócios!
4. Realize os orçamentos
Chega a hora da negociação efetivamente. Nessa etapa, os colaboradores iniciam a busca por orçamentos que façam sentido para a companhia.
Alguns se contentam em manter seus fornecedores e preços testados e verdadeiros, outros gostam de ter mais flexibilidade, pesquisando novos itens sempre que necessário.
Naturalmente, todas as opções devem levar em conta planos de preços e prazos de entrega, assim como taxas de juros e outros detalhes de pagamento que impactam o fluxo de caixa!
5. Registre o que chegou em estoque
Chegamos a última, mas não menos importante de nossas dicas. Para manter seu plano na área de compras funcionando sem nenhum problema, é importante ficar atento ao que está entrando e saindo.
Registrar as entradas que você tem garante que mais seja pedido na velocidade certa quando for necessário. Além disso, o monitoramento do inventário pode ajudar a identificar se as quantidades devem ou não ser ajustadas para a próxima vez, tudo isso se faz necessário para que nada fique fora do prazo.
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