A transformação digital revolucionou os setores empresariais e o de compras não ficou de fora. Saiba mais sobre as tendências do Compras 4.0.
Em algum momento, você já ouviu falar sobre o conceito as Revoluções Industriais, (provavelmente ainda na escola) não é mesmo? Elas transformaram o mundo em que vivemos, desde as nossas formas de agir, até a maneira como compramos e produzimos.
E atualmente, nós vivenciamos o processo 4.0 dessa revolução, com a adoção das tecnologias digitais na produção.
E como foi falado, isso influencia diretamente em diversos aspectos, principalmente na maneira como as empresas realizam seus processos de compras. Dessa forma, surge o conceito de “Compras 4.0”, onde o uso da tecnologia é crucial para alcançar bons resultados.
Entenda mais sobre esse conceito e como ele acaba impactando o seu negócio a seguir.
O que são Compras 4.0?
O conceito de Compras 4.0 está diretamente ligado às mudanças trazidas junto com a Revolução Industrial 4.0, com uma presença maior das tecnologias nos processos.
Ela é totalmente baseada na transformação digital, mudando não só como os clientes finais realizam seu processo de compras, mas também promovendo isso nas próprias empresas e indústrias, que por sua vez, modificam essa ação ao realizar a aquisição com fornecedores, parceiros, etc.
O conceito de Compras 4.0 está relacionado com o uso de tecnologias pertinentes, tais como:
- big data;
- machine learning;
- analytics;
- cloud computing;
- business intelligence;
- inteligência artificial;
- internet das coisas;
- entre outros.
Essas tecnologias podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto, sempre presentes em uma mesma solução. Elas permitem, dessa forma, modernizar todos os processos do setor de compras através das ferramentas que citamos acima, de uma forma bem mais estratégica.
Qual a importância das Compras 4.0 para as empresas?
Quando é implementado o conceito de Compras 4.0 em seu negócio, você consegue adotar um posicionamento mais estratégico. Isso se dá porque, com a transformação digital, vivenciamos uma fase na qual é de extrema importância garantir uma maior agilidade nos processos internos, garantindo um diferencial competitivo e minimizando riscos.
Podemos exemplificar isso em termos simples, para que você entenda o quanto é significativo: pense em uma indústria que dependa do fornecimento de alguma matéria-prima para realizar a sua produção, caso contrário, a falta dela pode levar à paralisação total da linha de produção.
Para manter os índices gerais de produtividade dentro do que é esperado para a sua indústria, é necessário a aquisição de uma determinada quantidade desse item. Porém, por uma falha do responsável pelos processos de compra, foi feita uma solicitação menor do que a desejada.
No que isso resulta? Se o erro for percebido a tempo, é possível fazer uma segunda compra para compensar, mas isso não garante as mesmas condições da primeira (descontos proporcionados por uma compra de maior volume, por exemplo).
E caso isso acabe passando despercebido, a cadeia produtiva pode ser comprometida pela falta de insumos, gerando atrasos que podem prejudicar (e muito) a experiência do cliente.
Por meio do processo de compras 4.0, isso é minimizado, já que as ferramentas tecnológicas dão uma maior otimização para a execução desse processo, reduzindo os erros que podem ocorrer por falhas humanas.
Este sistema pode indicar o momento em que o estoque atingiu o limite definido com antecedência por um especialista, apontando a necessidade de reposição, por exemplo, bem como as quantidades necessárias para suprir as demandas da empresa.
Além disso, o uso das tecnologias permitem um maior desempenho em seus processos produtivos, logo, gera diferenciais competitivos importantes, permitindo que o seu negócio esteja à frente dos demais concorrentes.
Conheça agora mais benefícios que o Compras 4.0 traz para o setor.
1. Maior controle de estoque
As tecnologias permitem que você tenha melhor controle sobre o estoque de suas compras, minimizando significativamente os desperdícios que podem acontecer, elas também evitam a falta de matéria-prima e insumos fundamentais para que a sua produção aconteça sem problemas.
2. Redução de custos
Através do compras 4.0, as tecnologias auxiliam a manter maior produtividade com menor custo.
Isso se dá porque elas realizam algumas tarefas importantes, de uma maneira mais ágil e com confiabilidade, facilitando, assim, as tomadas de decisões.
3. Aumento do lucro
Uma vez que não há desperdícios no processo de compra, se torna possível garantir um maior custo-benefício, tanto na produção, como na venda.
Desta maneira, diminui-se drasticamente o custo com a produção do produto e, por consequência, aumenta a sua lucratividade.
4. Segurança dos processos
Quando é realizado o processo de compra de insumos para sua cadeia produtiva manualmente, há uma série de riscos e erros, que podem gerar prejuízos consideráveis para seu negócio, tais como atrasos no processo de compra, o que pode acarretar na falta do material necessário para a produção.
Por meio das tecnologias do Compras 4.0, é possível programar a solicitação dos insumos para seus fornecedores quando o estoque chega ao limite estabelecido, garantindo um fluxo de materiais mais eficiente.
5. Maior agilidade no processo de compras
Outro benefício das Compras 4.0 é a garantia de agilidade no processo das compras. Por meio da tecnologia é possível tornar todos os processos mais eficientes, trazendo uma maior produtividade para a sua equipe. Alguns desses processos podem ser automatizados, tais como:
- cotação de materiais;
- cotação de serviços;
- recebimento dos itens;
- contratos;
- entre outros.
Com isso, por meio da automatização desses processos, o comprador deixa de realizar trabalhos manuais, tendo total foco em tarefas estratégicas e essenciais para a organização.
6. Processo de melhoria contínua
Quando as tecnologias que fazem parte do processo de compras 4.0 são utilizadas para automatizar determinados processos internos, é possível acontecer o direcionamento dos esforços dos colaboradores responsáveis para outras questões importantes internamente, por exemplo:
- melhoria no relacionamento com os fornecedores;
- identificação de possíveis desperdícios;
- maior foco em negociações estratégicas;
- desenvolvimento de parcerias;
- entre outros.
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