Um bom plano de redução de custos é a chave para uma economia consciente dentro das empresas.
Cortar gastos é um objetivo em comum para todas as empresas. Não importa o setor, tamanho e o posicionamento de mercado, todo empreendedor deseja economizar. Toda empresa deveria estar atenta em encontrar economias nas suas despesas recorrentes.
No entanto, essas mudanças orçamentárias sempre vêm acompanhadas de uma série de consequências que afetam diretamente as cadeias produtivas dessas instituições.
Por isso, essa economia deve ser construída por informações sólidas, baseadas na opinião de especialistas nesse assunto.
A resposta para cortes reduções conscientes nas despesas, está no desenvolvimento de um bom plano de ação para análise desses custos.
Com a devida abordagem é possível evitar custos desnecessários e otimizar o funcionamento de qualquer empresa.
O que são custos operacionais?
Gastos operacionais são parte fundamental da linha de produção de todas as empresas. Essas despesas permitem a criação de uma estrutura própria para o trabalho.
Sem falar que o desenvolvimento de produtos e serviços demandam estudo, pesquisa, mão de obra e tantos outros custos que as pessoas sequer consideram antes de abrir um negócio.
Portanto, os custos englobam qualquer gasto que empresas e instituições necessitam para manter seu funcionamento saudável e ordenado.
Ou seja, não existe empresa que opere sem um nível considerável de custos operacionais. Na verdade, eles podem e devem ser reduzidos.
Por que é importante reduzir custos?
No entanto, é comum que alguns gastos desnecessários passem despercebidos pelos responsáveis das empresas.
Isso é normal, afinal o gerenciamento organizacional é uma tarefa complexa e multidisciplinar, que demanda cuidado constante em diversos setores diferentes.
O problema é que o excesso desses erros pode pesar bastante no fim do mês. O acúmulo de gastos equivocados pode acabar se tornando um grande problema.
Como uma bola de neve, esse problema pode dificultar o gerenciamento e até mesmo sufocar a saúde financeira de empresas de todos os tamanhos.
A boa notícia é que esse problema pode ser evitado com alguns cuidados bem simples. A cultura da economia é um passo importante para esse objetivo.
O hábito de estar sempre procurando maneiras para a redução de custos é muito saudável. Afinal de contas, além de promover a economia, abre muito mais espaço para a inovação.
Esse cuidado constante vai ser refletido em uma operação muito mais lisa e consciente. Sempre traçando alternativas que ajudem na melhor gestão dos recursos materiais e financeiros dentro das empresas.
Para maximizar esse potencial de economia, é importante que empresas recorram a profissionais de confiança para o desenvolvimento de um plano de redução de custos.
O que é um plano de redução de custos?
Um plano de redução de custos é um conjunto de ações e estratégias desenvolvidas por uma empresa para diminuir seus gastos e, consequentemente, aumentar sua rentabilidade a curto, médio e longo prazo.
O objetivo principal de um plano de redução de custos é identificar áreas em que as empresas podem economizar dinheiro, sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
Para isso, é necessário analisar cuidadosamente todas as despesas e custos operacionais da empresa e identificar onde os gastos podem ser reduzidos.
Algumas das estratégias que podem ser adotadas em um plano de redução de custos incluem renegociação de contratos com fornecedores, otimização de processos internos, redução de pessoal, terceirização de serviços, entre outras soluções criativas.
É importante ressaltar que um plano de redução de custos efetivo deve ser cuidadosamente planejado e executado de forma estratégica.
Uma abordagem profissional pode ser a chave para que esse processo aconteça da forma mais eficiente possível. A responsabilidade é muito importante nesse tipo de solução.
Como criar um plano de redução de custos?
Cada empresa possui sua própria cadeia produtiva. Ou seja, toda instituição tem suas próprias particularidades e filosofias de trabalho.
Portanto, não existe uma fórmula mágica para um plano de redução de custos eficiente. Na verdade, tudo depende de uma cuidadosa análise interna dentre essas empresas.
Entretanto, existem alguns conceitos universais que podem ser aplicados na maioria dos casos. Quem sabe esse não seja um bom início para quem deseja economizar de maneira consciente?
Para criar um plano de redução de custos eficiente, é importante seguir algumas etapas importantes. Confira mais abaixo!
1. Analisar as despesas
Comece por analisar todas as despesas da empresa, desde as maiores até as menores. Identifique onde o dinheiro está sendo gasto e se existem áreas em que os custos podem ser reduzidos.
Para o sucesso desta etapa inicial é necessário ter uma visão bem ampla do funcionamento da empresa em questão.
Por isso, recomendamos o diálogo com todos os colaboradores que estão presentes no dia a dia da empresa. Desde funcionários até mesmo os fornecedores.
Afinal de contas, são essas pessoas que conhecem melhor a empresa. Nunca se sabe de onde as boas ideias podem surgir.
2. Priorizar as áreas de redução
Priorize as áreas que oferecem as maiores oportunidades de redução de custos. Isso pode incluir itens como fornecedores, questões fiscais e despesas com energia elétrica.
Evite a todo o custo medidas que podem afetar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Também é válido prezar por um ambiente de trabalho confortável para os diversos funcionários da empresa.
De qualquer forma, é importante ter prioridades e saber de onde esses cortes podem vir. Isso é fundamental para esse planejamento se tornar bem-sucedido.
3. Definir metas específicas
Estabeleça metas específicas de redução de custos para cada área identificada. Isso ajudará a medir o progresso ao longo do tempo e manter o plano de redução de custos no caminho certo.
O desenvolvimento de padrões de avaliação específicos vai permitir um maior controle do plano de redução de custos, permitindo recálculos de rota em caso de erros.
Isso traz muito mais flexibilidade para que testes sejam feitos e também permite que correções pontuais sejam feitas ao longo do caminho.
Sem falar que o cumprimento de metas vai trazer muito mais motivação e satisfação para os profissionais envolvidos nesse processo de economia.
4. Identificar soluções
Identifique soluções para reduzir os custos em cada área priorizada. Considere opções como renegociação de contratos, terceirização de serviços e automação de processos.
Outra importante ferramenta para isso é o investimento em soluções criativas. Uma cultura mais aberta à inovação pode ser a resposta para uma operação muito mais moderna e precisa.
Além de ajudar no corte de gastos desnecessários, as boas ideias ajudam a manter a empresa dinâmica e atualizada com o mercado.
6. Avaliar o impacto
Avalie o impacto de cada solução na empresa como um todo. Considere fatores como a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a satisfação do cliente e a produtividade da equipe.
À medida que os cortes vão sendo feitos e a qualidade dos produtos permanece a mesma, você vai saber que o planejamento está funcionando.
Com o passar do tempo, os gestores vão se sentir mais confiantes e estabelecer metas ainda mais ousadas.
O resultado disso vai ser um plano de redução de custos cada vez mais consciente e preciso.
7. Implementar o plano
Implemente o plano de redução de custos de forma estratégica e cuidadosa. Comunique claramente as mudanças para a equipe e monitore o progresso para garantir que as metas sejam atingidas.
Devemos sempre lembrar que o processo de transição pode ser complicado. Por isso, é preciso ter paciência com as pessoas que apresentam dificuldades em se adequar a essa nova cultura de trabalho.
Cada profissional tem seu próprio tempo de aprendizagem e ele deve ser respeitado. Não adianta ter pressa, esse é um processo de longo prazo.
8. Reavaliar periodicamente
Por fim, é preciso reavaliar o plano de redução de custos periodicamente para garantir que ele continue eficiente e eficaz. Faça ajustes sempre que necessário e adapte o plano às mudanças no mercado ou na empresa.
Assim como tudo na vida, o plano de redução de custos necessita de cuidado constante e capacidade de adaptação rápida. Então, também esteja pronto para mudanças.
Conheça a OptimusPlus!
Quer implementar todas essas melhorias em seu negócio, com um planejamento personalizado e tendo o menor custo possível? Então você precisa conhecer a OptimusPlus.
A OptimusPlus é a sua especialista em otimização de resultados (financeiros e de produtividade/eficiência).
Essa missão está presente nos itens de seu portfólio de serviços:
- redução de custos – strategic sourcing em diversas categorias de T.I., telecom e demais aquisições de serviços e materiais indiretos (exceto transportes);
- cloud sourcing – uma alternativa de contratação que possibilita alta flexibilidade na implantação de projetos de strategic sourcing (ou optar por contratar apenas módulos específicos de nosso processo), ideal para gestão de categorias do long tail;
- otimização de processos – BPMM, desenhos “as is” e “to be’”, maturidade de processos, definições de habilitadores do novo modelo, planejamento de execução e implantação, definição dos indicadores para monitoramento de melhoria contínua;
- planejamento financeiro – processo e solução sistêmica (cloud) de FP&A (planejamento financeiro e análises), complementar a todos os ERPs de mercado e com várias funcionalidades. Solução bastante flexível e robusta.
Em mais de 18 anos, já auxiliamos quase 200 empresas a encontrarem valores menores do que o inicialmente planejados para seus investimentos e/ou despesas indiretas, resultando em mais de R$160 milhões economizados.
Nossa proposta de valor foca na obtenção de resultados para o negócio, aliando processos otimizados/metodologia a soluções tecnológicas específicas.
Somos o parceiro ideal para apoiá-lo na construção de um negócio saudável, próspero e que se perpetue, e que naturalmente adquira maior relevância em seu mercado.
Nosso compromisso é gerar valor para o seu negócio, e nossa especialidade é identificar oportunidades e materializá-las.
Descubra como ajudamos as empresas a se modernizarem e economizarem.