Elas são muito comuns hoje em dia e acontecem de diversas formas, mas como evitar que isso aconteça? Saiba como impedir golpes no WhatsApp da sua empresa.
Já não é mais segredo que os golpes no WhatsApp são muito comuns hoje em dia e que elas acontecem das mais diversas formas. O app é considerado uma das principais maneiras de entrada para golpes e fraudes cibernéticas nas empresas ao redor do mundo.
Desde ofertas de empregos falsas, promoções que do nada acontecem ou mesmo se passando por amigos ou funcionários, é fato que são vários os mecanismos que os cibercriminosos usam para roubar dados, através do aplicativo de mensagens, causando danos pessoais e financeiros às suas vítimas.
São diversos os casos, como clonagens de número, envio de links enganosos e até mesmo pagamento de boletos com códigos alterados. Estes são os mais comuns e os prejuízos não são nada pequenos.
Por isso é preciso estar atento e encontrar as estratégias necessárias para proteger o seu negócio e a integridade de seus clientes contra os mais diversos golpes no WhatsApp.
3 principais tipos de golpes no WhatsApp
Os golpes nos WhatsApp estão se tornado cada vez mais complexo e difíceis de identificar.
Além disso, a variedade de formas que esse tipo de problema pode acontecer também aumentou, indo desde pedidos de dinheiro até adulteração de documentos.
Mas sempre existem aquelas fraudes que usualmente são mais comuns de ocorrer e são justamente elas que mostraremos a seguir. Confira abaixo quais são os principais crimes cibernéticos que ocorrem no Whatsapp.
1. Solicitação de dinheiro à família e amigos
O primeiro tipo de golpe no WhatsApp é muito comum: o contato dos criminosos com os familiares e amigos da vítima para pedir dinheiro ou transferências com mensagens e até mesmo áudios que imitam a voz do perfil clonado.
Neste golpe, os dados adquiridos a partir do WhatsApp clonado da vítima são usados para abordar pessoas próximas. Ou seja, há um perfil com foto, nome e até voz da pessoa que entra em contato com um parente ou amigo.
O criminoso se aproveita dos dados da vítima e solicita dinheiro alegando que precisa de ajuda ou precisa pagar contas, por exemplo, para que esse parente ou amigo efetue a transferência que é normalmente solicitada via pix.
2. Modificação criminosa de softwares
Nesse tipo de golpe no WhatsApp há a alteração de softwares que concedem o monitoramento pelos criminosos sobre tudo que é feito no smartphone da vítima.
Com o acesso remoto do celular é possível transferir arquivos, fotos e afins para o dispositivo de quem está monitorando o aparelho.
Este é um dos crimes mais perigosos, cometido a partir de aplicativos que já estão no celular ou até mesmo de novos aplicativos.
Este monitoramento é feito em tempo real, favorecendo o roubo dos dados que vão desde senhas de contas e sites até documentos importantes.
O software é instalado pelo próprio usuário através de apps que estão mais populares, como “nova versão do Whatsapp com funções inéditas” em lojas de apps não oficiais, ou seja, aqueles que não são a Play Store ou App Store, por exemplo.
3. Contas e perfis corporativos falsos
Este golpe no WhatsApp é também conhecido pelo termo “phishing” e possui o objetivo de enganar a vítima por meio de um perfil falso de uma empresa para extrair informações pessoais.
Sendo assim, os criminosos criam uma conta em alguma rede social como Instagram, Facebook ou até mesmo números no WhatsApp com a “cara” das empresas.
Feito isto, entram em contato com clientes, oferecendo diversas promoções ou então indo direto ao ponto e pedindo dados pessoais e valores por pix ou boleto bancário.
O que fazer nos casos de golpes no WhatsApp?
Em caso de golpes no WhatsApp, é preciso agir no momento que o problema for descoberto. Se for o caso de sua empresa golpe do número clonado, por exemplo, o primeiro passo é registrar um BO (boletim de ocorrência).
Logo após, é preciso denunciar o crime diretamente na página de suporte do WhatsApp, A partir disso, você deve tomar as outras medidas necessárias, tendo o objetivo de diminuir os impactos negativos gerados pelo golpe no WhatsApp.
Uma dessas medidas é justamente o acionamento da operadora para deixar o aparelho inutilizável. Esse contato pode ser feito na central de atendimento da sua operadora.
Para os casos de roubo de dados do seu negócio, também é possível bloquear a linha ou solicitar a suspensão, mas para isso é preciso ter acesso ao número do IMEI do aparelho.
Fora essas medidas, é extremamente importante comunicar aos clientes, parceiros e funcionários em geral o ocorrido, reforçando o aviso de que todos façam o máximo para que não caiam no golpe, não enviem dados e nem dinheiro por nenhum meio, e avisando que as medidas estão sendo tomadas.
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Entender que a tecnologia é algo que domina o agora, que tende a ficar cada vez mais atual e que ela deve sim estar no meio das empresas é o primeiro passo para um negócio saudável, que prospera e que consegue ser duradouro, tendo relevância em todos os seus anos.
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