A transformação digital não mede esforços para continuar avançando em larga escala! Não se preocupe, te ajudamos a ficar 100% atualizado com as sete tendências em telecom que fazem parte desta evolução.
A verdade é que os avanços tecnológicos em 2022 vieram voando. Com o enfraquecimento da pandemia ao redor do mundo, as pesquisas e desenvolvimento voltaram com tudo, fazendo que os dois anos que o mundo da tecnologia não desenvolveu como queria, pudesse voltar com tudo agora.
Esses avanços estão vindo a passos largos. E com essa evolução toda, é óbvio que o campo de telecomunicações não iria ficar de fora, tendo em mente que é um mercado em constante crescimento, especialmente em no meio corporativo.
Mas ao que deve isso? Vale lembrar que os avanços em telecom entram com o objetivo de facilitar a comunicação entre todas as pessoas.
Quando pensamos nisso, fica fácil de entender porque essa área precisa alcançar o próximo nível constantemente, a comunicação é fundamental para todos os seres desde sempre, agora ainda mais.
Sem mais delongas, vamos descobrir quais são as sete tendências para o campo de telecom que você precisa se manter atualizado(a).
1. O 5G e a sua chegada no Brasil
O mundo da tecnologia no Brasil começa a se acostumar com uma nova rede: o 5G. Ainda no final de 2021 tivemos o leilão do 5g, agora as principais operadoras de celular no país estão implementando aos poucos a nova conexão.
Mas como isso irá impactar as telecomunicações?
A resposta é bem simples: em tudo!
Videochamadas mais fluidas, melhor conexão em lives, jogos online com mais estabilidade, a lista é infinita e se fosse só por essas causas, já seria uma enorme tendência de telecom.
Mas a tecnologia 5G vai muito além disso.
Em um futuro próximo, setores como a indústria de carros autônomos, telemedicina, automação e muitos outros campos, irão se favorecer da novidade (que a cada dia que passa está mais próxima de ser rotina) para revolucionar a maneira como elas funcionam, dando uma nova experiência a quem consume.
2. Assistentes virtuais
Você já deve ter ouvido falar sobre assistentes virtuais. A Siri, da Apple, a Cortana, do Windows ou até mesmo a mais famosa delas, a Alexa da Amazon.
Todas essas ferramentas são bots, programados para interagir com as pessoas através de comandos de voz, mensagens de texto ou até mesmo ações programadas com antecedência.
Essas inteligências artificiais tem a capacidade de aprender com nossos hábitos e pedidos rotineiros.
Desta maneira, se você costuma pedir músicas de maneira aleatória com muita frequência, por exemplo, ela aprende sobre seus gostos e passa a recomendar faixas relacionadas com seus gêneros ou artistas preferidos.
Eles também funcionam em chats, dessa maneira, se tornam capazes de responder automaticamente as mais diversas mensagens de seus usuários.
Os assistentes virtuais são uma tendência de telecom por ajudar as empresas a melhorar a experiência de seus clientes em áreas que variam do atendimento ao pós-compra, podendo trazer uma série de benefícios ao negócio, confira alguns.
- Se adaptar à fala de quem está se comunicando.
- Capacidade de atendimento em qualquer dia e hora.
- Resolvem dúvidas pequenas, tirando essa obrigação do(a) profissional atendimento.
- Dão uma maior agilidade ao atendimento como um todo.
3. A internet das coisas (IoT)
Talvez você não saiba, mas a internet das coisas, ou IoT (sigla para “internet of things”) é uma das maiores tendências em telecom dos últimos tempos.
Apesar de ainda estar em seus passos iniciais e inviável para diversas classes sociais, o IoT abre portas para a automação empresarial de uma maneira muito mais significativa.
A sua implementação significa a chegada de mais empresas neste ramo, com equipamentos capazes de trazer a conectividade para as mais variadas tarefas do nosso cotidiano.
4. Análise de dados
Muitas empresas levam a pesquisa de informações como um dos maiores problemas para o desenvolvimento de seus produtos e serviços.
O data analytics (termo em inglês que popularizou a estratégia) se destaca como uma das principais tendências em telecom. Através desta ação, as empresas podem coletar dados brutos de usuários, concorrentes, feedbacks, métricas, entre outras coisas.
Toda essa quantidade massiva de dados ajuda na criação de padrões de consumo e comportamento, a ter novas ideias e conclusões mais assertivas com os resultados que foram obtidos.
Isso tudo contribui para a solução de problemas, redução de custos, noções mais detalhadas de desempenho, melhores decisões, etc.
5. Hiperautomação
Podemos dizer que esta tendência em telecom teve seu auge em plena pandemia. Não é segredo de que a procura pela automação das tarefas foi muito maior nesse período, visto que as equipes estavam reduzidas ou totalmente inativas.
Essa tecnologia veio para suprir todas as necessidades que a pandemia trouxe para as empresas, dando uma melhoria no gerenciamento das tarefas, bem como a eficácia de como elas são executadas.
O grande objetivo da hiperautomação talvez já possa ser deduzido pelo ‘’hiper’’ no próprio nome da técnica: fazer que todas as áreas da empresa que a utiliza, tenha suas tarefas com processos repetitivos e constantes 100% conduzidas por tecnologias e ferramentas que dispensam a mão humana na execução.
Processos mais complicados e exigentes, que eram feitos por especialistas, também podem ser realizados pela hiperautomação.
Tudo isto faz da ferramenta algo revolucionário no segmento de telecom, uma vez que leva a transformação digital para lugares onde não era imaginável a tecnologia estar antes.
Extra! Metaverso
Esse termo está tomando as notícias sobre tecnologia atualmente, mas afinal, o que é o metaverso e por que ele é uma tendência em telecom?
Podemos classificar o metaverso como um ambiente 100% virtual, um verdadeiro mundo com pessoas, coisas e lugares totalmente digitais.
Existem várias maneiras de acessá-lo, como óculos de realidade virtual, smartphones, entre outras.
E não, não é um jogo.
A verdade é que, mesmo novo, o metaverso já revoluciona como nos relacionamos com as demais pessoas, e isso também já chegou no modo como fechamos negócios.
Já existem relatos de pessoas que trabalham exclusivamente pelo metaverso, alter egos de pessoas, usadas para campanhas publicitárias, reuniões ou simplesmente momentos de lazer.
A acessibilidade e falta de conhecimento do assunto ainda são empecilhos para a popularização do metaverso fora dos gostos dos apaixonados(as) por tecnologia.
De toda forma, já é possível imaginar num mundo ainda mais conectado e próximo do que quando as redes sociais surgiram.
Existem diversas outras tendências em telecom que prometem dominar a cena tecnológica de empresas e negócios que utilizam das telecomunicações para executar seus processos.
Vale lembrar que os investimentos em telecom podem se tornar uma dor de cabeça quando executados sem uma análise criteriosa de tudo que pode envolver isso na empresa.
Para gastos menores em tecnologia você pode contar com a Telecomplus, a sua especialista em redução de custos para T.I. e telecom. Saiba já as soluções que ajudaram mais de 70 empresas a economizar R$ 91 milhões.